contato |@| sobremusica.com.br

Bernardo Mortimer
bernardo |@| sobremusica.com.br

Bruno Maia
bruno |@| sobremusica.com.br

19.6.06

O Ouvido da Copa do Mundo

Um Passeio Pelo Mundo Livre

       Seguindo os passos de uma manhã qualquer de Copa do Mundo, li no roncaronca que o Brasil perde tempo ao não juntar (ou juntar mal, eu diria) as pontas do futebol e da música, ainda mais quando o mundo todo tá de olho na magia da camisa amarela. Se o mundo tá vendo alguma ou não, deixa pra lá. Aliás, terça dessas saiu no Segundo Caderno uma resenhinha com três discos lançados especialmente na onda do Mundial, e os três eram mesmo picaretas. Mas o assunto que não chega é este aqui:

       Já ouviram Arctic Monkeys? Já, né, geralmente só eu demoro com essas coisas. É bem bom, diverte, é a cara da seleção inglesa de futebol. Tipo, estereótipo pode ser legal se for bem feito. O english team finge que não, mas só joga com bola na área, e o Beckham de craque do(ss) jogo(sss) é a prova. A terra da Rainha não foge à tradição. O lourinho é o playboy meio afeminado, o Owen é o filhinho de príncipe que apronta de vez em quando mas na hora de falar sério é só um filho de, o Crouch é aquele branquelo sem jeito mas que consegue o que quer. E o Arctic Monkeys vai de guitarrinhas meio punk (lembra Green Day por exemplo), com paradinha o tempo todo. Convenções a favor da dança, do ritmo, sinceridade de moleque. Nada de surpresas (nada a ver com No Surprises reidiorrédico), um pouco de ebriedade normal para a idade, aquela petulência de hooligan bêbado no país dos outros, mas que no dia seguinte se comporta. As convenções dão segurança. O time pode até tocar a bola no chão, mas quando der os trinta do segundo tempo, se não estiver na frente, tome bola na área. E o sem jeito do Crouch acaba botando de cabeça, de tanto tentar e errar, acerta. As levadas do Arctic Monkeys são assim. Repetição, paradinha, vitória no final. Contagia.       E o Brasil? Sabe o novo do Marcelo D2? Marrento, reinventor do samba, o único que sabe fazer isso (aliás, tem um presidente aí que gosta de dizer que nunca se fez tanto quanto agora, seria o D2 a trilha da Era... não, sem mudar de assunto), o cara cascudo e sinistro do Andaraí? Pois é, pra mim a seleção é isso. É bom, deve ser mesmo o melhor que tá se fazendo no setor, mas eu preciso ouvir mais pra me convencer. Eu não tiraria o Ronaldo ainda.
      Aliás, eu li na Trip que o Ronaldinho Gaúcho, quando era moleque, ia pros churrascos dos adultos e assim que acabava a pelada deles, pulava para o campinho com os amigos. Enquanto isso, os adultos tocavam samba. Samba e futebol. Ronaldinho Gaúcho. Bonito isso, né? Eu sempre desconfio, mas dessa vez vou acreditar que é verdade. Que nem a entrevista do Seu Jorge para o Pedro Alexandre Sanches. Já leu?

      E o disco do Chico, já ouviu? Ele fala “foda”, ele diz “empiriquitada”, ele canta “empetecava”, ele torce por “maconha só (...) na tabacaria/drogas na drogaria”. Ele pede programação pro Marcos Suzano e canta sobre uma base da própria voz recitando um trava-língua. Esse moço tá diferente. Sei lá, em vez de começar fumando Ari, bebendo Vinícius, agradecendo Antônio Brasileiro, ele saúda e dá voz (fala!) a um funk das comunidades, quase que pedindo a paz. É o Subúrbio? De Budapeste? Carioca? Esse moço tá diferente. Mas a pelada continua, não pára. Parece que o disco que era para ser Cidades só veio agora. E eu gosto muito de Cidades. Carioca, eu não sei ainda. Acho que é bom isso, né? Já leu a entrevista do Seu Jorge para o Pedro Alexandre Sanches? Tenho andado muito por .

      E estou à procura do disco da Argentina. Falso humilde, sabendo bailar. Resta saber se sabe dar a cantada decisiva na hora que precisar. Eu tiraria o Crespo.

2 Opine:

At 06:04, Blogger Bruno Maia said...

Tenho várias ressalvas ao evento, mas acho que a tal da Copa da Cultura que está sendo promovida aqui na Alemanha durante a Copa, é uma tentativa de se juntar as tais duas pontas. Ou não?

 
At 22:09, Blogger Bernardo Mortimer said...

Até é, mas eu tava pensando em produção, criação. O d2 fez uma música, Sou Ronaldo, Caju e Castanha lançaram um disco, o Titãs reescreveu Epitáfio. Parece que o Moraes Moreira também tem música do Hexa, mas isso tudo não tá nas ruas. Não tem briga sobre de quem é o hino da Copa, ou sei lá...
Qual é o Voa Canarinho Voa de hoje?
Alguém já ouviu a música que o RGaúcho gravou lá com os pagodeiros dele?
Se (Quando) o Brasil for campeão, a festa vai ser em ritmo de que? Poeira, Olodum, Deixa a Vida me Levar? Nada contra, mas tudo velho.

 

Postar um comentário

<< Home


Tchau Bussunda
Pinkpop Festival (parte 1)
Show: mombojó no Circo Voador (abertura do Nação)
Red Hot Chili Peppers - Pinkpop Festival 2006
Show: Nação Zumbi
Pinkpop Festival
Aniversário!!! *** 1 ano de sobremusica
As Luzes dos Postes nos Olhos
A fumaça de Hamburgo
Conversa: Patrick Laplan (Parte 2)

- Página Inicial

- SOBREMUSICA no Orkut



Envio de material


__________________________________

A reprodução não-comercial do conteúdo do SOBREMUSICA é permitida, desde que seja comunicada previamente.

. Site Meter ** Desde 12 de junho de 2005 **.