contato |@| sobremusica.com.br

Bernardo Mortimer
bernardo |@| sobremusica.com.br

Bruno Maia
bruno |@| sobremusica.com.br

26.12.05

Natalinas (2)

O disco de Paul McCartney , como já escrevi, é um disco de canções e essa é sua especialidade. Pode-se comprovar isso na biografia "Many Years From Now", que aliás foi o presente que dei para meu irmão querido, de 12 anos, que está se iniciando em música pop.



Voltando às canções de Paul. Em alguns momentos, Chaos and Creation on the backyard pode soar repetitivo. As introduções de arpeggio de piano são um dos bons clichês das baladas de pop-rock, mas no disco elas cansam um pouco, desgasta. A mencionada "Anyway" é uma das que flerta com esse clichê, mas também inverte um pouco uma das principais e mais famosas linhas de influência da música pop. Nela, é Paul McCartney quem bebe em "Pet Sounds", dos Beach Boys, na hora de rearranjar as vocalizações. Outro clichê desta faixa é a entrada de um naipe de cada vez, dando a sensação de que a canção está crescendo... Isso sem falar no velho truque, do qual também já falei, de se esconder uma continuação da faixa, minutos depois do aparente fim dela. Aqui rola isso. Primeiro, com um rockzão, depois começa a ficar mais abstrato. Não chega a virar um dub, mas vai quase lá com uma sinfonia de buzinas repetidas e sons de microfonias manipuladas. Oficialmente, no encarte, a faixa tem 3'50. Mas pode deixar rolar até os 4'10'' que essa "faixa escondida" se revela. Clichês, clichês, clichês... É, eu sei, eu sei que já falei aqui que essa é uma das minhas favoritas. Pois é, adoro clichês bem usados ou, pelo menos, usados bem. E Paul McCartney por si só já é um clichê. O meu favorito.



"Two much rain" remete a "Two of us", do Let it be, especialmente em uma frase: "it's one right / in one life", que lembra "On our way home/We're gonna way home..." Só que a atual canção de Paul soa mais doce do que a "road-song", dos Beatles.
Para terminar, vou destacar também "This never happened before" que lembra uma coisa meio 'balada do Stevie Wonder'. Na verdade, ela me lembra alguma música que nesse momento não consigo identificar ao certo, mas que, por alguma coisa, acho que é do Stevie Wonder. Não, não é "Ebony and Ivory", em que ele dueta com Paul, não. Parece as músicas que tocavam no fim da tarde da finada (sem trocadilhos) Alvorada FM, aqui do Rio de Janeiro.
No final, Chaos and Creation(...) é um ótimo disco para salvar dias nublados, principalmente para os cariocas, que como eu, não gostam muito deles.

*****************
Também ganhei uma coletânea do Caetano. Ainda não ouvi, mas pelas músicas impressas na contracapa, acho que dá um bom panorama da carreira dele. Falta alguma coisa a mais do iníciozinho, mas vá lá.

******************
Uma pequena recomendação: O disco do Trio Taluá, que saiu em 2004 (ou 2003) pela Delira Música, voltou a tocar esses dias aqui no meu som e fez um bem danado. É um ótimo álbum, com bons músicos e excelente repertório. O que me deixa mais triste é lembrar que esse cd chegou a mim certa vez em que limpava umas gavetas de uma redação jornalística. Perguntei de quem era e a resposta que recebi foi: "Isso tá aí há um tempão. Leva pra você". Pois é. Ainda bem que eu trouxe.

******************
Ainda em destaques instrumentais, o violonista Ulisses Rocha com o disco "Álbum" (2000), produzido/bancado pelo escritório Ernesto Tzirulnik Advocacia, dentro do Projeto Ceará 202. Provavelmente alguma coisa relacionada ao uso de incentivo cultural. Este foi bem usado. Clássicos do rock/pop do século XX, em versões para relaxar e ter bons sonhos. Ponto alto: "Change the world", a última grande música do Eric Clapton.

*******************
Mentira, Clapton fez "Bell bottom blues" depois disso... Esqueci.
*******************
Sabe aquela vinheta da MTV, "Desligue a TV e vá ler um livro" ? Pois é. "Many years from now" é ótimo para quem não consegue fazer outra coisa que não seja assistir MTV e ficar horas conversando nos MSN's da vida... Para quem não vive assim, também é bom. É parcial, mas é bom.


Natalinas
Wagner Tiso e Victor Biglione
Toda atenção no trânsito é pouca.
Exposição: Iggy Pop
Canastra vencedor do Oi Tem Peixe na Rede
3 bandas novas
Beatles x Green Day e Good Charlotte
Show: Pearl Jam
Claro Q É Rock (Parte 2)
Claro Q É Rock

- Página Inicial

- SOBREMUSICA no Orkut



Envio de material


__________________________________

A reprodução não-comercial do conteúdo do SOBREMUSICA é permitida, desde que seja comunicada previamente.

. Site Meter ** Desde 12 de junho de 2005 **.