contato |@| sobremusica.com.br

Bernardo Mortimer
bernardo |@| sobremusica.com.br

Bruno Maia
bruno |@| sobremusica.com.br

8.2.07

Feira Música Brasil (Dia 1)

Foi com Chico Science que Pernambuco voltou ao centro da produção musical brasileira e que o estado passou a ser visto como pólo de vanguarda. Os herdeiros do Manguebit vão desde o Mombojó, ao C.E.S.A.R. Quem chegava ao Terminal Marítimo nessa quarta-feira recebia o caderno especial do Jornaldo Comércio sobre os dez anos sem Chico Science. A memória dele permeia a cidade de um jeito esquisito. Enquanto os amigos de Chico evitam qualquer tipo de homenagem ou de movimentação que pode ser confundida com oportunismo, a cultura da cidade ainda respira e monta na fugaz passagem do rapaz por aqui. Ao lado do Terminal Marítimo, há um shopping center onde o andar da praça de alimentação é chamado "Piso Chico Science".

Mais à noite, na abertura dos shows, o primeiro grupo a tocar foi o Bongar. A banda é de Olinda e não traz nenhum instrumento harmônico, só rítmicos. Sei que a questão é mais profunda que isso, mas assim como a música tradicional pernambucana, até antes de Chico, era muito marcada pela presença da metaleira do frevo, parece que agora tudo que se faz por aqui, querendo soar 'regional', tem que ter uma alfaia, um tacundum, muita percussão. A MPB da turma de Alceu Valença ficou um pouco no meio do caminho. Mas ainda hei de elaborar melhor essa percepção nos próximos dias.


******************
No blog Viajandão, do Globo Online, os textos estão priorizando o foco no business, nas rodadas de negócios e nas tendências de mercado que venham a se apresentar. Se quiser ver, chega lá.


Recife :: Porto Musical
Bloco de Carnaval da Maldita
A Estética do Rabisco, Momo
Show :: Chico Buarque
Saudade: Chico Science
A música brasileira
A quem interessar possa...
André Ramiro :: Vencedor do Desafio de Verão da Ba...
Mais um na festa
Móveis Coloniais de Acaju no HPP

- Página Inicial

- SOBREMUSICA no Orkut



Envio de material


__________________________________

A reprodução não-comercial do conteúdo do SOBREMUSICA é permitida, desde que seja comunicada previamente.

. Site Meter ** Desde 12 de junho de 2005 **.