contato |@| sobremusica.com.br

Bernardo Mortimer
bernardo |@| sobremusica.com.br

Bruno Maia
bruno |@| sobremusica.com.br

29.1.07

Mais um na festa


Aquele papo de novo, né...

A MTV diz que, por enquanto, nunca mais quer saber de videoclipes e segue alimentando a programação de verão com uma porção de reprises, dizendo que a principal atração da grade nesse início de ano é um carro rosa que corre o país se abrindo pra presepadas da "audiência".

A CNT atinge a maior audiência de sua história, coisa de 5 pontos no Ibope, com um programa de videoclipes insano, no horário nobre (!!!! 20h30 -21h30 !!!!) apresentado por Luiza Sarmento e com esquetes de humor dos MCs Gorila e Preto. Perdido numa programação tão insana quanto, o +Pop vem entre dois programas de cultos religiosos. Tudo isso metendo um Brasov, um Daft Punk ou um B Negão no meio de Justin, de Beyoncé e Rebelde.

A faixa jovem da MixTV continua crescendo sem parar, bem como a da Play TV, que misturando com interatividade e videogames, usa a música da forma mais potente: colocando-a em todo lugar. Ah! E a Mix tá chegando no dial carioca para ocupar a freqüencia da Jovem Pan. O Multishow tá na mesma fila. Com o sucesso crescente das faixas de clipes na programação - que não tem pudor nenhum em bombar o Bob Sinclair ou o Simple Plan - o canal está pronto para entrar nos dials brasileiros. A Multishow FM já está rolando com alguma repercussão na internet.

E não é que, com todo o atraso do mundo, é justamente nesse momento que a VH1 (VideoHits 1) resolve aportar de vez por aqui??? Criada menos de cinco anos após a MTV, numa parceria entre a Warner e o pessoal a frente da MTV americana, ela é a irmã caçula da Music Television e também faz parte da Viacom. Recentemente, alguns programas da VH1 já vinham aparecendo nas telinhas daqui, mas na grade do Multishow. O mais famoso deles é o Behind the Fame.

O anúncio da entrada do canal no "dial" da NET já era aguardado desde que a MTV era vanguarda. Agora que, parece, a MTV tenta voltar a ser - por ora mais no discurso do que na prática - a VH1 finalmente 'chega'. Ok, ok, a programação é um pouco mais brega do que o que se acostumou a gostar nos áureos momentos da MTV, mas isso não vem ao caso.

Essa entrada bagunça ainda mais um mercado no qual ninguém tem a menor certeza de pra onde está andando. Se o videoclipe já não faz mais tanto sentido, por que a Viacom agora vem com essa de investir mais forte num VH1 Brasil? Não estava lá, mas ao que tudo indica o anúncio foi feito no último dia 23, em São Paulo, data em que havia um evento marcado para a imprensa. Neste fim-de-semana já era possível ver a programação do canal rolando no 37 da maior operadora de tv a cabo do país. Pelo menos no RJ, o 37 é o canal base; sempre que se liga o decoder, é nele que está sintonizado. Estratégia forte para dizer "querida, cheguei". No domingo, já rolava o aviso da programação que rolava no canal 89.

Mas... mas... vem cá. 89 não era uma rádio rock famozona em São Paulo? A mais conceituada do país e que agora não se constrange em bombar Chris Brown e Vanessa Hudgens sob o pretexto de que "é disso que o povo gosta"? Ou seria "é disso que o jabá quer saber"? Então a VH1 é 89? A 89 ainda é alguma coisa? Alguém aí é digital? Alguém tá entendendo por que misturar uma coisa com a outra - que não têm nada a ver - no fim desse texto? Alguém aí tá entendendo alguma coisa? Alguém?

Eu desisto. Por enquanto.

5 Opine:

At 02:36, Anonymous Anônimo said...

O VH1 já passa na NET Digital há um tempo hein. Acho q desde q tenho NET Digital aqui em casa, se não me engano (mais de um ano pelo menos).
E tb tem um outro canal gringo de clipes q não tô lembrando o nome agora.

Mas ae, falando em canais gringos...
Eles têm duas MTVs nos EUA. Pelo q me lembro só uma delas passa videoclipes, a outra fica mais nos reality shows e outras baboseiras piores q as da nossa emetevê.
Nisso q pensei desde q soube desse papo da MTV daqui não passar mais clipes: não estaria vindo por aí a MTV2???

Quem souber, por favor, tire minha dúvida!



PS: Tomara q não!!!

 
At 02:46, Blogger Bruno Maia said...

Pode ser, Pavão... Mas lá tb existe, além das 2 mtvs, a VH1. Acho que este é um outro projeto.
Agora, "emetevê"... Caetano andou passando por aí, foi?

 
At 02:49, Anonymous Anônimo said...

Passou não, foi pelasaquísse mesmo, assumida!

 
At 13:55, Anonymous Anônimo said...

A MTV chegou a anunciar o lançamento da MTV2, nos moldes da americana, no ano passado. Mas no anúncio da "morte dos videoclipes", o Zico Góes disse que o plano foi deixado de lado.

E, como eu deixei num comentário num post aí pra trás, parece que o Multishow planeja, além da FM que já existe, um novo canal baseado em videoclipes.

 
At 23:29, Anonymous Anônimo said...

O Multishow tem que tirar as legendas no clipes. Acaba com a imagem. É horrível...

 

Postar um comentário

<< Home


Móveis Coloniais de Acaju no HPP
Turbo Trio no HPP
Semana Forte
Saudade: Tom Jobim
SOBREMUSICA iTV Entrevista :: John, do Pato Fu (1)
CD :: Mariana Aydar, "Kavita 1"
Érika Machado no Humaitá Pra Peixe
Podcasts :: Entrevista com Maestro Billy
SOBREMUSICA no Multishow
Internet: Napster + AOL = ?

- Página Inicial

- SOBREMUSICA no Orkut



Envio de material


__________________________________

A reprodução não-comercial do conteúdo do SOBREMUSICA é permitida, desde que seja comunicada previamente.

. Site Meter ** Desde 12 de junho de 2005 **.