SOBREMUSICA iTV
Entrevista :: John, do Pato Fu (1)
23 de janeiro de 2007, 19h21. Finalmente no ar um dos nossos mais antigos planos, o SOBREMUSICA iTV.
A proposta desse canal audiovisual é continuar exercitando as experiências musicais do sobremusica, em um novo formato.
Quem já nos acompanha podia até prever que algo desse tipo aconteceria. Em vários momentos esse assunto esteve presente por aqui. A principal intenção é tentar encarar o desafio de desenvolver uma linguagem nova e própria para a internet. Ir além do exercício de apenas filmar e subir o conteúdo para o YouTube, que foi bastante eficiente no início da popularização desta mídia. Porém, assim como a televisão começou apenas reduplicando o que se fazia no rádio, até achar sua própria linguagem, o audiovisual na internet também fez o mesmo: começou sendo um duplicador da forma de se fazer (e até do conteúdo da) televisão, com as mesmas formas de filmagem, com as mesmas edições, com a mesma linguagem, para dentro dos computadores. A chegada do YouTube potencializou isso de uma forma selvagem.
O tempo está andando e cabe a quem olha para a comunicação com curiosidade tentar desenvolver um novo modelo de se filmar, montar, editar... Levando sempre em consideração as potencialidades, limitações e funcionalidades desta nova mídia que é o audiovisual transmitido por bits na rede. Blogs, celulares, Myspace, podcasts, YouTube, Second Life, TV digital, web 2.0, interatividade, Creative Commons, Riaa, Webcams, MSN's, iPod, LonelyGirl15, Orkut, Wikipedia. Eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também.
É preciso encarar as possibilidades da internet como um novo caminho. Mais do que apresentar modelos, a idéia do SOBREMUSICA iTV é experimentar possibilidades e tentar estimular que outros façam o mesmo. Essa é a diferença do SOBREMUSICA iTV para o SOBREMUSICA TV que já vinha rolando. Nesse novo canal, a linguagem é pensada de forma mais ampla, não é só uma duplicação de conteúdo.
Nosso primeiro convidado é o John, do Pato Fu. Fiz uma entrevista com ele, eu cá, no Rio de Janeiro, e ele lá, perto do delicioso restaurante Xapuri, em BH, onde ele vai buscar almoço pra Nina vez por outra... Já que a troca de arquivos p2p fez com que a música rodasse o mundo com uma facilidade que nunca se vira antes - quando se dependia de ter uma boa distribuidora -, agora é a vez de tentar acabar com as barreiras da divulgação. Há de chegar o dia que as bandas brasileiras só precisarão vir para o RJ e SP para fazer shows e não divulgação na mídia. Isso facilitaria ainda mais o trabalho de cada artista, tornando o cenário ainda mais justo. Cada um no seu lugar, conseguindo ser universal. Pernambuco, Minas, Bahia, Cuiabá, Rio de Janeiro, Rio Branco, Xique-Xique, Sheffield e Austin debaixo dos pés e a cabeça na imensidão, como um dia já sugeriu Francisco França.
*************************
Esta entrevista foi gravada em 9 de dezembro de 2006, dois dias após a MTV anunciar que os videoclipes não fariam mais parte da programação do canal. A demora a entrar no ar foi mais por culpa de uns acertos técnicos, de compatibilidade de formatos, de experiências e de discussões. Agora que já está tudo mais bem desenhado, vamo que vamo.
*************************
Créditos:
Entrevista:
Bruno Maia
Cinegrafistas:
Felipe Mortimer (HDV)
Bruno Maia (webcam)
John Ulhôa (webcam)
Edição e montagem:
sobremusica iTV
SOBREMUSICA iTV(R) 2007
5 Opine:
muito bacana, sobremúsicos!!! mas esse final foi tão abrupto!!!! abraços e boa sorte!! Abs.
Excelente a Tv Sobremusica. Bom papo com John.
Grande estreia.
Golaço!
Parabens Bernardo e Bruno!
Apenas achei o som baixo e nao ta rolando ate o fim.
Trava em 7'29 abruptamente no sobremusica e no you tube em 8'30.
Bruno e Raul,
valeu pelos elogios!
seguinte, sobre travar, possivelmente é um erro do youtube, porque em outros computadores rolou bonito. tenta de novo e me diz.
abs
BM
ta bonito, bruno! que venham muitas entrevistas!
Nada a ver com a entrevista não, mas vocês leram isso?
http://www.bluebus.com.br/show.php?p=1&id=74323
Postar um comentário
<< Home