contato |@| sobremusica.com.br

Bernardo Mortimer
bernardo |@| sobremusica.com.br

Bruno Maia
bruno |@| sobremusica.com.br

13.1.07

Show :: Barão Vermelho

Era 13 de janeiro de 2001, quando o Barão Vermelho fez um show antológico de 'despedida' no Rock in Rio 3, antes de Foo Fighters e Beck. Na ocasião, muita gente que não tinha ido lá pra ver o Barão saiu dizendo que foi o melhor show da noite. A 'despedida' da ocasião era em função da parada que o grupo anunciava, para que cada integrante - sobretudo Roberto Frejat - pudesse cuidar de projetos individuais. Muita gente apostava que aquele papo era um eufemismo pra esconder a verdade: a banda ia acabar, mas não queria fazer isso às claras, para não criar especulações.

Vieram os discos do Frejat e o sucesso os acompanhou. Aumentaram as especulações. No fim de 2004, o grupo entrou em estúdio, preparou um novo álbum, homônimo, e no dia 3 de dezembro daquele ano, lotou o Canecão de fãs saudosos, para uma apresentação também nervosa. Quem viu, se acalmou e sentiu que mesmo depois de tanto tempo sem tocarem juntos, em cima do palco o Barão continuava sendo a maior banda rocknroller do Brasil.

Pouco mais de dois anos após a 'volta' e depois de dois discos, sendo um deles um MTV ao Vivo, ontem foi a vez da segunda 'despedida' do Barão. A justificativa é a mesma da primeira, mas pelo menos parece que dessa vez o público não duvida tanto da volta. Será também uma parada mais fértil, já que todos os integrantes estão, de fato, com projetos individuais engatilhados.

Um dia antes de completar seis anos da primeira 'despedida'. Diferenças? Sim. Dessa vez, a apresentação, se não foi tão ensadecida quanto aquela do Rock in Rio, foi mais generosa com a vontade dos fãs. A seqüência "O tempo não pára"/"Nosso Mundo"/ "Meus bons amigos"/"Quando o sol bater na janela do teu quarto"/ "Declare Guerra"/ "Malandragem dá um tempo" foi desconcertante. Nenhuma banda do Brasil tem um repertório tão vasto e completo de rock'n roll, e que funcione tão bem nos shows, quanto o Barão.

Ainda teve mais da tal generosidade com os fãs. O grupo buscou, nas comunidades de Orkut dedicadas a eles, o repertório que a galera queria escutar. Além das que já vinham rolando tradicionalmente na turnê MTV Ao Vivo, o Barão preparou um set com as músicas pedidas por lá... E daí, no bis, apareceram coisas muito boas como "O que você faz a noite" (Dé Palmeira/Humberto Gessinger), do disco Carnaval (1988) e "Carne de pescoço" (Cazuza/Frejat), do segundo disco do grupo, com os versos stonianos "pra ser livrar de mim,/ vai fogo,/ vai ser fogo!!". "Amor, meu grande amor" recebeu um descompromissado arranjo semi-acústico, que incluia violões e bandolim (conduzido por Maurício Barros). "Billy Negão" foi dedicada ao padrinho, sempre presente, Ezequiel Neves.

O show terminou, como tradição, com "Pro dia nascer feliz". Dia 19, eles fazem o último show em São Paulo. Em fevereiro, Rodrigo Santos lança o seu disco, Frejat faz o mesmo um pouco depois, o Guto vai cuidando da biografia da banda... Daqui um tempo, já beirando os cinqüenta anos, eles voltam.


*********************
ficha técnica
Barão Vermelho
encerramento da turnê MTV ao Vivo
Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 2007
Vivo Rio

*********************
Faltou foto. Foi mal.


Re-revolução (remix) '07
Tipo mulher de malandro...
Mudanças
Rockz no Humaitá Pra Peixe
Ordinário Groove Combo no HPP
Show :: Cidade Negra
Curumin no Humaitá Para Peixe
Esquentando
Ano novo, vida nova
Mais Listas Antes Que o Ano Termine

- Página Inicial

- SOBREMUSICA no Orkut



Envio de material


__________________________________

A reprodução não-comercial do conteúdo do SOBREMUSICA é permitida, desde que seja comunicada previamente.

. Site Meter ** Desde 12 de junho de 2005 **.