contato |@| sobremusica.com.br

Bernardo Mortimer
bernardo |@| sobremusica.com.br

Bruno Maia
bruno |@| sobremusica.com.br

20.1.07

Érika Machado no Humaitá Pra Peixe

No Tempo Da Delicadeza


      Érika Machado é fofa, tem um jeito bonitinho de atrair a atenção no palco, e um sorriso frequente para e pela delicadeza. A estratégia é o charme. Ao desfilar referências mais ou menos explícitas, aponta para um caminho que vai sempre depender de muito equilíbrio. O risco de ser comparada, de não ser levada a sério... Em uma palavra, a desconfiança vai estar sempre ali.


      Ela é mineira e pop; ou o público vai esperar Clube da Esquina, ou vai esperar Pato Fu (estou considerando o Sepultura gringo e o Skank primeiro de praia, e agora do Clube). Daí, ela vai e chama John Ulhôa para produzi-la, e para acompanhá-la no palco do HPP. Não é uma crític, só uma constatação de risco. Mais? Ela tem voz infantil, e jeito de menina, quase moleca. Ao escolher o repertório, mira em uma Adriana Partimpim, via rimas compostas e pronunciadas à la Arnaldo Antunes, com sotaque de Belo Horizinte. Mais uma cara à tapa.


      Ao ouvir o disco, a impressão que dá é que Érika ouviu muito artistas/projetos como CocoRosie, Birdy Nam Nam, Anthony & the Johnsons e até Cibelle. Pensei muito em Gol de Quem, do Pato Fu, só que com algo dos primeiros discos do Titãs no lugar da referência Mutantes. Ao vivo, os barulhinhos eletrônicos diminuem muito, e o violão ganha destaque. A opção (se consciente ou circunstancial, vá saber) torna o trabalho mais distante dos sonhos e da ingenuidade que tornam o disco tão interessante, e o aproxima de um clima "canta junto" que não chega a se assumir assim totalmente. O tal do caminho tênue que facilita as escorregadas. As pontes com os artistas/projetos da primeira linha ali do parágrafo somem, e o doce noise baixinho vira um clima de roda de violão. Tem bons momentos, como as palhetadas cheias de pedal de John.


      O carisma de Érika ainda segura boa parte da apresentação, a timidez parece estilo mineirinho, e ela sai ganhando. Conversando com o Bruno sobremusica, que acabou perdendo o show por motivos outros, fiquei sabendo que nas primeiras apresentações da também artista plástica, o cenário era o próprio quarto dela. Não uma réplica, ou uma simulação, mas a cama onde ela dormia, as estantes, o computador, as pantufas: tudo dentro da van até o palco. Pensando um pouco, foi isso que eu esperava e que eu não achei. Um pouco de lar doce lar ali no palco, fosse com barulhinhos de fantasias e ilusão (minha opção preferida), ou até, vá lá, em uma roda de violão com clima de Serra do Cipó.
      Ainda assim, com pouco público e um preço que afasta o "vou ver qual é", foi uma noite agradável no Sérgio Porto.


Podcasts :: Entrevista com Maestro Billy
SOBREMUSICA no Multishow
Internet: Napster + AOL = ?
Zé de Riba no Humaitá Pra Peixe
duSouto no Humaitá Pra Peixe
Show :: Barão Vermelho
Re-revolução (remix) '07
Tipo mulher de malandro...
Mudanças
Rockz no Humaitá Pra Peixe

- Página Inicial

- SOBREMUSICA no Orkut



Envio de material


__________________________________

A reprodução não-comercial do conteúdo do SOBREMUSICA é permitida, desde que seja comunicada previamente.

. Site Meter ** Desde 12 de junho de 2005 **.