contato |@| sobremusica.com.br

Bernardo Mortimer
bernardo |@| sobremusica.com.br

Bruno Maia
bruno |@| sobremusica.com.br

8.2.07

Kassin +2 no Teatro Odisséia

Em Casa

      O tempo, a psicodelia tupi-caribenha do fim da década de sessenta e a falta de jeito do homem de frente da banda foram os destaques da apresentação do repertório de Futurismo, de Kassin + 2, disco lançado primeiro no Japão e agora por aqui. Com letras de um otimismo zen, o ex-guitarrista do Acabou la Tequila, dupla de Berna no estúdio/projeto Monoaural, produtor de Caetano, Mautner, Hermanos e criador da Orquestra Imperial deixou todos os presentes satisfeitos, embora o talento de cada um dos três integrantes da banda somado não esconda a falta de ensaios. O clima geral é de torcida, e o show tem um repertório que sorri ao encostar uma música infantil em um alerta ao futuro, menos de uma semana depois do pânico do aquecimento global. É difícil acreditar, mas essa vizinhança fica muito bem.
      Era a estréia de verdade do Kassin + 2, depois de uma ou outra aparição fortuita em palcos ou horários alternativos da cidade. Pouca gente tinha visto. E em plena quarta-feira, se é que isso quer dizer alguma coisa, o Teatro Odisséia ficou cheio e confortável, longe de uma lotação que ninguém esperava mesmo. Metade da casa era de amigos ou ex-produzidos pelo líder da vez do trio, o que justificava a presença ali da imprensa de celebridades. A outra metade era de curiosos que acompanham as maluquices de um conjunto de cabeças inquietas, ali no dia incluindo o grande baixista (e guitarrista eventual) Alberto Continentino, “que passou o ensaio corrigindo nossos acordes”, segundo brincou Kassin.




      Embora o show tenha diversos momentos dedicados a Máquina de Escrever Música e a Sincerely Hot, os discos de Moreno e Domenico pelo revezamento + 2, a grande atração era naturalmente Kassin. Ao vivo, as músicas do disco perdem boa parte das intervenções de barulhinhos que dão muito charme ao clima do futurismo em questão. Mas ganham em espontaneidade. Nas entrevistas de divulgação, o discurso do lado mais pop do trio é o de que a nostalgia e a modernidade podem ser embolados sem xenofobia, sem ditar regras de pureza ou de hype.
      Justamente, o que Kassin consegue é embolar com elegância elementos e timbres do tecnobrega ao samba jazz experimental de um Bad Donato, sem soar como um cafetão de ritmos alheios. E, mais incrível, sem perder a identidade que já aparece firme na terceira experiência de Moreno-Domenico-Kassin. Pois Futurismo até tem surpresas ao se apresentar como o disco do Kassin. E quem conhece músicas como Tranqüilo e Homem ao Mar de apresentações do Acabou la Tequila podia até esperar um rock de mais guitarras e humor meio Talking Head, meio Mano Negra (ou David Byrne e Manu Chao, pode escolher). Mas o que chama a atenção é como: um) nada destoa do lirismo baiano-latino do trabalho de Moreno, nem da maquinaria ítalo-praiana de Domenico; e dois) como o disco tem a ver tanto com o projeto de música de game boy Artificial (sem os graves, claro) quanto com as brincadeiras de Adriana Partimpim. E pode passar pela concentração hermânica de Quatro, pela alegria budista de Mautner e pela seriedade ensolarada da própria Calcanhotto dos adultos. Todos os trabalhos anteriores de Kassin deram uma contribuição para o que se vê hoje.



      Quer dizer, música a música, preocupado com presente, passado e futuro, Kassin passeia pela própria história para entregar um resumo caprichado do que tem a dizer na atual música brasileira. Muito estudo, muito olho pra frente, e a timidez no palco que a nossa torcida singela até acha que é estilo. Aquele estilo do tipo que é, também e essencialmente, substância.


Feira Música Brasil (Dia 1)
Recife :: Porto Musical
Bloco de Carnaval da Maldita
A Estética do Rabisco, Momo
Show :: Chico Buarque
Saudade: Chico Science
A música brasileira
A quem interessar possa...
André Ramiro :: Vencedor do Desafio de Verão da Ba...
Mais um na festa

- Página Inicial

- SOBREMUSICA no Orkut



Envio de material


__________________________________

A reprodução não-comercial do conteúdo do SOBREMUSICA é permitida, desde que seja comunicada previamente.

. Site Meter ** Desde 12 de junho de 2005 **.