contato |@| sobremusica.com.br

Bernardo Mortimer
bernardo |@| sobremusica.com.br

Bruno Maia
bruno |@| sobremusica.com.br

19.4.07

Roskilde '07:: Néon verde-amarelo


Umas três vezes por semana, quicam as mailings do Roskilde Festival por aqui. A última traz o balanço final da primeira rodada de "contratações" deste ano. Além da programação, vendida merecidamente como "A Musical Buffet" - e ofensiva ao coração de qualquer sujeito minimamente chegado em música que tem que se contentar com os eventos meia-bomba que rolam por aqui - o que chama a atenção é o fato do Brasil ter recebido um destaque especial da organização. O país sempre é contemplado com algumas vagas, principalmente no palco de world music (ano passado foram o D2, o Ed Motta e o Cabruêra), mas esse ano a tendência é "termos" lugar também em espaços mais disputados.

O "destaque" aos artistas brasileiros começou a me chamar atenção há algumas semanas quando recebi a seguinte mensagem na minha caixa de e-mails: BAILE FUNK AT ROSKILDE'07 . Quase pulei da cadeira, mas só consegui pular de janela. Alt+Tab pro Gmail pra ler aquela transformação que só poderia ser fruto do aquecimento global.

Por instantes ousei imaginar o Catra comandaria uma noite no calor dinamarquês.

Não era. Era só um aviso de que o Bonde do Rolê estava escalado para edição deste ano. Tão óbvio que me senti um bocó de não ter percebido de cara. Esses curitibanos são malandros. Vendem essa história de baile funk como verdade lá fora e os gringos, que não sabem muito bem se tão comprando a sensualidade brasileira vestida de mulata ou de rock-indie-ruim, embarcam do mesmo jeito.

Caricaturas e incongruências do olhar europeu sobre a nossa música à parte, é mais ou menos assim que eles estão nos vendo para 2007.

"Brazil

The football-loving Brazilians are echoing their national team – they have started to define the pace on the musical turf as well. On the new rave scene, CSS (BRA) are one of the hottest names, and from the Brazilian ghetto comes baile funk with the ardent live unit BONDE DO ROLE (BRA). SONIC JUNIOR (BRA) is a talented loner who creates the musical counterpart of a walk through São Paolo with some electro beats, a dash of samba and funk rhythms. "

Não que isso seja bom, nem ruim. It's just a neon, but I don't like it. No, I don't. Neon, bloody, neon!!

É que eu sou carioca.

********************
Vai, tá bom. Vou começar a fingir que eu engulo o CSS. Agora, esse "baile funk" do Bonde do Rolê ainda é demais pra minha cabeça complexada.

3 Opine:

At 18:34, Blogger Unknown said...

Pois é Bruno, o pior de tudo é q ninguém do "movimento" se manifesta sobre essa picaretagem. Se bem que, pensando bem, talvez não precise, pois eles criaram uma "cena" tão sólida e bem estruturada, que foge dos padrões vigentes da indústria cultural como a conhecemos nestes últimos anos. Além de não terem necessidade de ser a melhor novidade da semana para arrastar multidões.

 
At 01:40, Blogger Chris Martins said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 01:42, Anonymous Anônimo said...

gostei daqui.

 

Postar um comentário

<< Home


Maldade...
Show:: Lee Perry
Fino Coletivo no Cinemathèque
Completando os sentidos...
MAGIC NUMBERS NO BRASIL !!!!!!
DFA 1979, Panic! At the Disco, Gabriel Benni
Se você tem um videoclipe...
New Rave (Old Punk)
"Abriram o portal..."
Entrevista: Felippe Llerena (iMúsica)

- Página Inicial

- SOBREMUSICA no Orkut



Envio de material


__________________________________

A reprodução não-comercial do conteúdo do SOBREMUSICA é permitida, desde que seja comunicada previamente.

. Site Meter ** Desde 12 de junho de 2005 **.