contato |@| sobremusica.com.br

Bernardo Mortimer
bernardo |@| sobremusica.com.br

Bruno Maia
bruno |@| sobremusica.com.br

1.6.07

Entrevista: CEO's do Last.FM (Martin Stiksel e Felix Miller) * parte 2

Continuando a entrevista de respostas curtas com os dois então-presidentes do Last.FM, feita em abril, antes da compra feita pela CBS. Para ler a parte 1, clique aqui.
(por Bruno Maia)


:: Especialmente nos Estados Unidos, vem ocorrendo um aumento nas punições pela prática do jabá pra rádios. Mesmo sem revelar nomes, vocês já foram procurados por alguma empresa propondo coisa parecida ao Last.FM?

Martin Stiksel: Não.

- Qual é a importância dos pequenos selos e dos artistas independentes para o Last.FM? Você tem uma porcentagem do que é busca por artistas de gravadoras e o que é por independentes?

MS: Os selos independentes foram os primeiros a nos dar suporte e nós trabalhamos com muitos deles atualmente. Há pouco tempo, anunciamos a parceria com o The Orchard and IODA, dois dos maiores agregadores digitais de conteúdo independente. Nós amamos esse setor! ;)

:: Recentemente, vocês criaram a versão em português dos services da Last FM e há muitas especulações sobre a abertura de um escritório no Brasil. Quais são os planos para o país e para a América Latina nos próximos anos?

MS: Fiquem ligados e aguardem! ;)

:: Índia, China, Brasil, Rússia, Polônia e Turquia são os países que registram o maior crescimento da Last.FM. Todos eles têm muitos problemas com pirataria e a venda de CDs está em queda acentuada. Você percebe alguma relação entre esses fatos?

MS: Eu acredito é que o modelo do Last.FM eventualmente pode ser a melhor maneira de monetizar a música nesses mercados.

:: Tal qual os tradicionais modelos de rádio, a Last.FM trabalha com a centralização da informação em um único pólo. O usuário pode dizer o que ele quer, mas não escolher diretamente aquilo que gostaria de ouvir. Com o crescimento das redes wi-fi e a convergência de mídias cada vez maior em pequenos aparelhos, você acredita no nascimento de uma enorme rede de rádios peer-to-peer, onde cada um possa ouvir exatamente o que quer, na seqüência que achar melhor, na hora em que desejar?

MS: O armazenamento de dados está se tornando algo cada vez mais barato e mais barato. É concebível pensar que você vá poder ter um iPod que armazena milhões e milhões de músicas. Então, quem precisará de p2p?

:: Modelos como o de vocês e as redes p2p podem extinguir o que conhecemos hoje como “broadcasting”?


MS: Não acredito. O “broadcasting”sempre estará por aí, porque grandes programas são produzidos desses jeito. Haverá uma redefinição das fatias de mercado, mas não uma “morte”.

:: É evidente que existe uma nova geração de criadores de negócios bem-sucedidos na Internet, depois da chamada “primeira bolha”. Vocês, YouTube, Revver, Pandora, MySpace, Meebo, Napster, BitTorrent, Facebook, etc... A maioria é baseada nos EUA. Vocês têm alguma relação pessoal com esses caras?

MS: Como você disse, nós estamos em Londres. Realmente não conhecemos ninguém pessoalmente. ;)

:: A maioria das plataformas que usam a internet como mídia desenvolvem conceitos que misturam informação e comunidade de relacionamentos. Que tipo de tendência é essa?

MS: As mídias tem que ser nesse contexto. Senão, você não encontra o que quer e, conseqüentemente, não usa. Os usuários do Last.FM trabalham com a música nesse sentido, então todo mundo se beneficia do conhecimento de outros usuários.

:: Quando vocês tinham bandas, eu presumo que vocês deviam tentar assinar com uma grande gravadora. Se vocês tivessem 16 anos hoje em dia e fossem montar o primeiro grupo com os amigos, acreditam que ainda pensariam daquele jeito ou hoje a internet é suficiente para quem está começando?

MS: Agora que existem sites como o Last.FM por aí, você realmente não precisa mais de uma grande gravadora! ;)


Entrevista: CEO's do Last.FM (Martin Stiksel e Fel...
A importância do coletivo
Beastie Boys: Mais Música Nova
Acontecerá :: PHUNK DELUXE
Acontecerá :: Calzone
CD Zero
Beastie Boys: Música Nova
Show :: Casuarina e Mart'nália
Entrevista: Lucas Santtana
Show :: João Brasil (Festa URBe 4 anos)

- Página Inicial

- SOBREMUSICA no Orkut



Envio de material


__________________________________

A reprodução não-comercial do conteúdo do SOBREMUSICA é permitida, desde que seja comunicada previamente.

. Site Meter ** Desde 12 de junho de 2005 **.