contato |@| sobremusica.com.br

Bernardo Mortimer
bernardo |@| sobremusica.com.br

Bruno Maia
bruno |@| sobremusica.com.br

27.11.07

CHAPPA :: Newsletter Setembro


Com um ceeeerto atraso, reduplico aqui a newsletter do Chappa em setembro. Já já o Bernardo sobe a de outubro e na outra semana vem trazemos a de novembro. Quem quiser entrar pra nossa mailing é só deixar um comentário com seu e-mail aqui embaixo, ok?

*************************

Setembro: o mês do crescimento

Setembro foi o mês em que as grandes gravadoras olharam para frente e viram uma luz no fim do túnel. A pesquisa realizada pela AC Nielsen, que mostrou um aumento de 11% na venda de CDs no mês de julho, foi amplamente divulgada na mídia. Esta foi a primeira vez, desde o início da crise da indústria fonográfica, em que houve um número positivo nesta análise.

Todos os executivos procurados pelos veículos de comunicação foram positivistas e pela primeira vez também foi possível ouvi-los praticando um discurso que até pouco tempo estava longe da retórica do mundo das grandes gravadoras: o caminho é baixar os preços dos produtos físicos e entender que as mídias digitais não são inimigas da indústria, e sim eficazes complementos de receitas.

Setembro também foi o mês em que o Myspace começou a procurar nomes para assumirem a direção da filial brasileira do portal, prevista para ser aberta ainda este ano. A questão da música online ainda assusta muitas empresas internacionais, sobretudo por conta da delicada relação com as editoras daqui, consideradas por muitos como as grandes inimigas da cultura digital. Estruturadas sobre modelos de negócio que já não existem mais, as editoras sofrem para se adaptar a um formato que valoriza a quantidade de produtos e não a margem sobre cada um deles. Esta é a razão que levou o Pandora embora e que também mantém a Apple e o Last.FM olhando nosso país de longe. O Myspace dá as caras, larga na frente e vem para cá disposto a enfrentar este desafio. Com a força do mercado da música no país, que a cada mês se mostra maior, é possível apostar que eles vão colher mais louros do que prejuízos por aqui.

No aspecto cultural, foi o mês em que se observou a sinalização de que o samba é o gênero do momento, a aposta da vez. As inúmeras capas de jornais, revistas e sites dados aos lançamentos do gênero apontam para a consolidação de uma nova geração de músicos forjados desde o início desta década. Não há como negar que o bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, foi mais uma vez a mola propulsora disso. Roberta Sá (Universal), Teresa Cristina (EMI) e Maria Rita (Warner) foram as grandes apostas comerciais de suas gravadoras e isso não deve ser entendido como coincidência. Nessa lista ainda estão chegando Moyseis Marques (Deckdisc), Diogo Nogueira (EMI) e Casuarina (Biscoito Fino), etc, etc, etc...

Por fim, também foi em setembro que o circuito nacional de festivais independentes reafirmou sua relevância no atual momento da música brasileira. Entre os dias 13 e 16, foram quatro grandes festivais simultâneos em diferentes locais do país: Festival Mundo (PB), Jambolada (MG), Coquetel Molotov (PE) e Se Rasgum (PA). Mais de 100 shows, com artistas do país inteiro e alguns do exterior. Sem falar no MIMO, festival que no início do mês levou a Olinda (PE) nomes como Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, João Donato, Paulo Moura, Antonio Meneses, Egberto Gismonti, entre outros. Além das portas que estes festivais abrem para muitos grupos, há o aspecto econômico extremamente relevante, tanto pela criação de empregos, quanto pelo fomento aos agentes da economia da música nas cidades onde ocorrem.

Mais uma vez, a indústria da música demonstra força, organização e gás. Definitivamente, são novos tempos que se iniciam.

Nova música, novas oportunidades.

4 Opine:

At 13:52, Blogger Léo Castro said...

Novos tempos que se iniciam. Com certeza. Espero que não tenho sido tarde de mais.

Quero participar do mailing.
leocastroreis@yahoo.com.br

 
At 14:58, Anonymous Anônimo said...

Viva!!!

anotem aí o meu tb:
nandoarruda@globo.com

 
At 17:25, Anonymous Anônimo said...

Me adiciona aí Bruno fazendo o favor?
gustavomajt@gmail.com

abraaaaa

 
At 00:22, Anonymous Anônimo said...

pode adicionar aí também: lucas.mars@gmail.com

muito obrigado

 

Postar um comentário

<< Home


As reformas do Sarkozy...
Hutúz Rap Festival 2007
I was a pop star...
Sobre distribuição digital de música
Show: LCD Soundsystem no Circo Voador
Artist Meeting Brasil 2007, Santa Teresa (RJ)
Festival Eletronika (Belo Horizonte - MG)
Planeta Terra chamando...
Montage Deportado
Sound of Silver, LCD Soundsystem

- Página Inicial

- SOBREMUSICA no Orkut



Envio de material


__________________________________

A reprodução não-comercial do conteúdo do SOBREMUSICA é permitida, desde que seja comunicada previamente.

. Site Meter ** Desde 12 de junho de 2005 **.