contato |@| sobremusica.com.br

Bernardo Mortimer
bernardo |@| sobremusica.com.br

Bruno Maia
bruno |@| sobremusica.com.br

16.1.08

Livro :: "Barão Vermelho - Por que que a gente é assim"

Numa época em que os livros com conteúdos musicais se proliferam, as melhores opções vêm sendo gringas. Até por isso é muito bom quando algo nacional sai fazendo bonito. É o caso de "Barão Vermelho – Por que que a gente é assim". Trata-se de uma leve viagem pela história de uma das bandas mais importantes do rock brasileiro. Assinada por Guto Goffi, Ezequiel Neves e Rodrigo Pinto, o livro transborda intimidade, mas sem amarelar, demonstrando que imparcialidade não tem a ver com qualidade, nem tampouco o contrário.

Até por ter dois barões entre os autores (Guto e Ezequiel), o acesso a fotos, vídeos, áudios e entrevistas é completo. A banda aproveita, enquanto está de férias, para abrir seu baú e revela a densidade da sua própria história. Rodrigo Pinto amarrou tudo isso muito bem e se utiliza de uma linguagem mais ousada na diagramação. A narrativa linear da história é frequentemente interrompida por histórias fragmentadas, que surgem independentemente da cronologia a seu redor. Fotos, recortes, fontes exageradas, tudo surge numa linguagem mais rock'n roll, dentro de todos os clichês que o termo envolve quando se pensa na linha genealógica stoneana. Parece realmente inspirado nas séries de scrapbooks que vêm sendo lançadas lá fora nos últimos anos, mas empacotado para o formato de prateleira tradicional.

Uma marca comum deste tipo de livro é que, quanto mais pro fim, a história perde um pouco da pressão. Talvez pelo cansaço natural dos autores. Aqui isto também acontece, mas não chega a incomodar. O livro também vem com um CD com os históricos e famosos registros que a banda fez na Som Livre e que foram parar na mão de Ezequiel Neves. Isso tudo foi recuperado para ser lançado nesse projeto, o que dá mais gás à coisa toda. Belo livro de rock.

1 Opine:

At 19:16, Blogger Nathalia Vianna said...

meu mais novo blog preferido. =]

 

Postar um comentário

<< Home


Show :: Humaitá Pra Peixe (11, 12 e 13 de janeiro)
Show: Spok Frevo Orquestra
Show :: Humaitá Pra Peixe (04,05 e 06 de janeiro)
Disco: Alive 2007, Daft Punk
Guitar heroes...
Incontestável
O Livro Multicolorido de Karnak
Feliz Natal
Homenagem
Show: Turbo Trio no Oi Futuro

- Página Inicial

- SOBREMUSICA no Orkut



Envio de material


__________________________________

A reprodução não-comercial do conteúdo do SOBREMUSICA é permitida, desde que seja comunicada previamente.

. Site Meter ** Desde 12 de junho de 2005 **.