contato |@| sobremusica.com.br

Bernardo Mortimer
bernardo |@| sobremusica.com.br

Bruno Maia
bruno |@| sobremusica.com.br

10.3.08

O Build.last.fm e os dois lados dos conteúdos colaborativos

Build.Last.FM. Trata-se de uma página que apresenta aplicativos e widgets construídos por usuários do Last.FM sob a plataforma aberta do portal e com a chancela e endosso da matriz. Nessa de que a moeda do futuro é o "free", você colabora para fazer crescer a marca dos outros. Generosidade? Abertura do conhecimento? Disseminar o livre acesso às novas tecnologias? Também, mas no fundo o papo não é só esse.

É a mesma questão que me inquieta diante dos negócios armados em torno das licenças Creative Commons - coisa que o Last.Fm nem é. Uma coisa é essa "boa intenção" - livre circulação da informação, etc e afins - que deve ser louvável e é uma conquista dos nossos tempos. Outra é criar marcas que se sustentam pelo trabalho coletivo, sendo que essas sim geram dividendos, receitas, status, parcerias, etc, etc, etc... É uma discussão longa, mas é outro sinal dos tempos onde free é o conteúdo. Quem acredita que a era em que os detentores das mídias e suportes davam as cartas está esgotada, cabe repensar. Talvez eles não dêem as cartas, mas continuam sendo o crupiê. Não seria exatamente esse "o" segredo???

Enfim, de qualquer forma, a quem interessar possa, o tal Build.Last.FM é muito divertido! Vale a pena se aproveitar do trabalho coletivo e 'tirar o máximo' do seu Last.Fm.


Gente Bonita no Rio (Entrevista: Alexandre Matias)
Entrevista: Bacalhau, do Autoramas (2)
Internet: RCRD LBL e Gnarls Barkley
Show: 6 Anos de Batalha do Real, no Circo
Entrevista: Bacalhau do Autoramas (1)
Dia da Rua, Evidente e Nordeste Independente
Goog-411 e a teoria do 0800
TV :: Atitude.com
Beth Ditto (Gossip) & Adele (Mark Ronson)
Lançamento :: Vítor Araújo

- Página Inicial

- SOBREMUSICA no Orkut



Envio de material


__________________________________

A reprodução não-comercial do conteúdo do SOBREMUSICA é permitida, desde que seja comunicada previamente.

. Site Meter ** Desde 12 de junho de 2005 **.