contato |@| sobremusica.com.br

Bernardo Mortimer
bernardo |@| sobremusica.com.br

Bruno Maia
bruno |@| sobremusica.com.br

6.8.07

Kermit Ruffins, no Vaughns de Nova Orleans

Jazz de Portas Abertas [eu odeio escrever sem acento]


      Nao era o plano inicial, mas quinta-feira eh dia de Kermit Ruffins no Vaughan's, e ele eh o melhor que ha por aih. O jeito foi seguir o conselho.
       Cheguei quase as dez horas no bar, para garantir um bom lugar, ainda seguindo o tal conselho. Um tipico bar americano, so que a tv fica afastada e sem som. A garconete oriental era soh sorriso e hospitalidade. A cerveja nao era das melhores, mas era local, e fui convencido a apoiar o sentimento de habitantes que ainda cicatrizam a passagem do Katrina, ha dois anos.
       Hurricane Kermit chegou as onze, gritando respostas para o jazz que rolava nas caixas de som. Nao deu dez minutos, e ele tava pedindo para assumir o toca-discos. A selecao ficou mais aberta, fundiu uma sequencia de Hey Ya com Louis Armstrong, sem doer o ouvido. Mas Kermit nao eh dj, eh trompetista e animador. Canta tambem, por boa parte do show, mas esse nao eh o seu melhor atributo. Por nao ser dj, as passagens sao toscas, e nao demora para uma sequencia ser cortada aos dez segundos. Sorry ya all, ele ri com os dentes tortos.
      O show ainda demora a comecar, os musicos vao chegando sem pressa, teclado, bateria e baixo, e se misturam ao publico que tem figuras como um grupo de turistas da Africa do Sul, uma popozuda loura com a mae, senhoras magrelas, senhores rednecks pesados e de barba branca, um engenheiro da Nasa que fica meu amigo, e uma juventude que vai do rapper negro de bone para o lado ao branco com pose de Timberlake. Fora a vizinhanca com aspecto de caminhoneira, que frequenta o lugar tambem no resto da semana, quando nao ha apresentacao. Mistura interessante.
      Hurricane Kermit, nao descobri se o apelido eh anterior ao Katrina, pede de longe do balcao por uma Absolut Nova Orleans com cranberry juice. Nao sei traduzir, mas eh basicamente vodka com suco de algo similar a cereja.
      Aina daria tempo para mais um, antes de iniciar a brincadeira. Como no set de dj que tinha antecipado o show, Kermit tem algo fanfarrao de Louis Armstrong com George Clinton. Canta e toca para deixar claro que pelo menos se diverte bem. E funciona, a coisa se espalha. Entre gargalhadas, vao se emendando convocacoes a danca que enfileiram o suingue do jazz pre-bebop com o funk de Sly Stone e Red Hot Chili Peppers. E essas sao so as referencias que ele assina com covers.
      A banda eh discreta em mis-en-scene, mas nao nos instrumentos. Segue o padrao de Kermit. O baixista eh um Flea, sem hiperatividade do chilli pepper. O tecladista enche as musicas de contrapontos, e eh rapido na harmonizacao dos improvisos. E o baterista usa muito a caixa, para quebrar os andamentos em jogar a manobra para primeiro plano. Coisa fina.
      O show vai durar dois sets, com um longo intervaloque volta a ter o dj Hurricane passeando de cadarcos desamarrados pelo hip hop, por algo de sopros caribenhos e por, naturalmente, muito dos colegas de jazz e de cidade.
      Quando a banda finalmente volta, eh com If You Want Me to Stay mais Family Affair. Primeiro, por uns dois minutos, soh instrumental: um trompete solto, manhoso, e o baixo cheio de volumes e reentrancias, sensual mesmo, e instigante. Musicao. Quando entra a parte cantada, o beat nao cai, e ateh sobe no interludio para o refrao de Family Affair, mais conhecido no Brasil como o u-u-u de Jah Sei Namorar.
      Mais uma hora, show ainda rolando, barriga forrada com um arroz e feijao vermelho cortesia da casa, e eu deixo o Vaughan's. Dali a tres dias, eu assistiria de novo ao Hurricane Kermit...


Rolling Stone :: ECAD
Discos na parede
Aleatório FM :: Mussum
Rio de Janeiro - Nova Orleans
Feist no TIM FESTIVAL
Show: the Rakes no Circo Voador
Show :: Festival IndieRock (dia 2)
Show :: The Magic Numbers (Festival IndieRock)
Festival Indie Rock - resultado da promoção
A volta de Camelo...

- Página Inicial

- SOBREMUSICA no Orkut



Envio de material


__________________________________

A reprodução não-comercial do conteúdo do SOBREMUSICA é permitida, desde que seja comunicada previamente.

. Site Meter ** Desde 12 de junho de 2005 **.