contato |@| sobremusica.com.br

Bernardo Mortimer
bernardo |@| sobremusica.com.br

Bruno Maia
bruno |@| sobremusica.com.br

2.7.06

Roskilde 2006 (Quarto Dia) (2)

Entao... Fui la, ne...

O ultimo dia cheio de estrelas proporcionou uma intensa maratona. Ja deu pra descobrir que festivais como esses nao sao para se ver grandes shows e, sim, para sever de tudo, um pouco de cada um. Hoje foi impossivel fugir disso.

Balkan BeatBox foio primeiro show da maratona. Banda formada por americanos, alemaes, israelenses e ate gente da Macedonia. Passagem rapida por la, mas o publico comparecia em peso, apesar de estar rolando um Franz Ferdinand ali do lado. Na saida, fui ver, pela terceira vez esse ano, a apresentacao dos escoceses. Essa foi bem melhor do que a do Pinkpop, na Holanda, mes passado. Comparar como Circo Voador ainda eh covardia. Hoje, a banda se valeu de um som infinitamente melhor e com mais punch do que foi na Holanda. Kapranos estava todo soltinho, fazendo brincadeiras e elogios frequentes. Disse que era bom voltar ao Roskilde pela segunda vez, ja que na primeira, em 2004, uma forte chuva atrapalhou. O grupo aproveitou para mostrar uma musica nova. Pelo que se ouviu, a camiseta escrito Abbey Road, com a foto dos FabFour, vestida pelo baixista Bob Hardy, nao era a toa.

Cinquenta minutos depois, larguei o Franz e corri para o Jack White e seu The Racounteurs. Quem caiu na conto da carochinha de que nessa banda Jack era so um guitarrista, deumole. O Racounteurs eh tao banda de Jack White quanto os Stripes. Apesar de ele nao cantar a maioria das musicas, eh ele comanda a festa o tempo todo. Faz piadas, comentarios, solta frases, apresenta a banda... Entre os dinamarqueses, Steady as she goes ja eh hit. O grupo mostrou que eh muito competente. A disposicao de Jack fazia ter a sensacao de que o Racounteurs era a sua banda principal. Acho que pode acabar se tornando. O tipo de som que a banda faz nao esta muito em alta, esse rock-pop honesto, com violoes e ainda assim, pesado na medida certa.

Corre e Animal Collective. Recorta, cola, mistura, sintetiza, efeitiza e vambora. A colagem intensa a principio incomoda, soa estranho demais. Mas o artificio de fazer a conducao das passagens com a voz, ajuda a manter um que de melodia e facilita a digestao.

Kaiser Chiefs nao apresentou surpresas, so o que ja se sabe: eh a banda mais fraca dessas de novo rock. Um grupo com muito verniz e pouca invencao. O vocalista Rick Wilson eh um grande animador de auditorio. A banda fez um show para um publico pequeno e que foi diminuindo a medida que o show passava e o do Roger Waters se aproximava. Ao contrario do Franz Ferdinand, do Rakes, do Arctic Monkes, do Hard-Fi, o Kaiser Chiefs nao traz nada de original e interessante. O show mais blase do festival.

***************

Roger Waters

A fila para entrar na parte que fica colada ao palco foi disparada a maior que se viu nesta edicao do Roskilde, com cerca de 400 metros. Em segundo lugar ficou fila do show de nao+sei+quem quem nao passou dos 50 metros.

A apresentacao foi dividida em tres partes. Na primeira, basicamente a mesma apresentacao de In the Flesh, aquela que se viu no Brasil ha dois anos e que se pode conferir no ultimo DVD do cantor. A grande novidade era a segunda parte, com a performance do disco Dark Side of The Moon. O grande destaque da noite foi, mais uma vez, o som. A sensacao era de que se assistia um DVD em 5.1 Surround. As diversas caixas, espalhadas pelo campo, funcionavam de modo independente, cada uma jogando um barulhinho. Soh assim se pode tentar refazer o Dark Side ao vivo e funcionou muito bem. A terceira parte, o bis: Another brick on the wall e Is there anybody out there. Final apoteotico para as atividades no palco principal do Roskilde.

A festa final ficou por conta do otimo Infadels. Os ingleses pegaram poucos candidatos a aventureiros. A maioria do publico foi embora depois do show de Waters e perdeu a apresentacao do grupo, que ainda mandou uma cover da tal Steady as she goes. Periga ter feito ate melhor que o original. O grupo tambem eh dessa nova cena de indie-rock, usando teclados e sintetizadores.

Para jogar terra no caixao, ta la o Diplo, agora, mandando ver. Mas pra mim nao deu. Tive que colocar esse post aqui e talvez voce tenha visto que ele esta mais corrido que os outros. Eh verdade, mas eh porque a sala de imprensa vai fechar e tive que ser rapido. Prometo que, ao longo da semana, vou tentar fazer mais alguma coisa para fechar bonito o Roskilde, que foi do caralho! Mas me da uns dias, ta?


Roskilde 2006 (Quarto Dia)
Roskilde (Terceiro Dia) (2)
Show: Flu na Sala Sidney Miller
Roskilde 2006 (Terceiro Dia)
Roskilde 2006 (Segundo Dia) (2)
Internet: You Tube
Roskilde 2006 (Segundo Dia)
Roskilde 2006 (Primeiro Dia)
Roskilde
Tony Parsons e Greil Marcus

- Página Inicial

- SOBREMUSICA no Orkut



Envio de material


__________________________________

A reprodução não-comercial do conteúdo do SOBREMUSICA é permitida, desde que seja comunicada previamente.

. Site Meter ** Desde 12 de junho de 2005 **.