contato |@| sobremusica.com.br

Bernardo Mortimer
bernardo |@| sobremusica.com.br

Bruno Maia
bruno |@| sobremusica.com.br

2.7.06

Roskilde 2006 (Quarto Dia)

O show dos norte-americanos do Mad Caddies abriu os servicos do sobremusica no Roskilde no dia de hoje. A mistura de ska com punk nao eh nova, mas parece (quase) sempre simpatica. Uma efervescencia que serve de recarga para o dia que comeca.

Em seguida, uma passagem rapida e um confere no palco ao lado, onde se apresentava o grupo uruguaio Bola 8. Uma mistura de salsa com hip hop e break causava efeito. Um trio de MCs a frente, dancava e distribuia sorrisos. Tipo de banda que falta no pop brasileiro, como disse uma vez o Bidu Cordeiro aqui no site.

Em seguida, o hype. Os ingle- seszinhos do Arctic Monkeys e a maior aglomeracao ate agora vista no palco Arena, que na pratica significa o segundo maior e mais importante, atras do Orange. Pouco espaco para os pes, cabeca mexendo para que a visao encontrasse um espaco entre um e outro pescoco dos galalaus da escandinavia. No meio - parecia piada facil, mas nao era - um anao dancava, curtindo o som dos macaquinhos. O show comecou decepcionando um pouco. Em alguns momentos a imaturidade sonora aparece. As caras de criancas dos integrantes sao ainda mais caras de crianca do que o que se ve nas revistas. Eles sao muitos novos e parecem nao estar prontos para o tamanho do talento das cancoes de Alex Turner. Nem ele esta. O garoto - que ta de haircut novo (e isso pode ser um sinal de nova tendencia a vista) - tem a pena azeitada e a promessa eh de que a carreira seja longa. Mas faltava uma consistencia no som, que muitas vezes, lembrava a de qualquer banda de sarau de colegio. E nao eh isso que eh o Arctic Monkeys? Eh. E ai, volta a ficar bacana. Aos poucos, a regularidade mediana da banda se estabiliza e as cancoes aparecem mais. "Mardy Bum" eh hino por aqui. La na frente, antes de mandar o grande sucesso "I bet you look good on the dancefloor" uma longa pausa entre a musica anterior - que agora eu nao lembro qual foi - e o inicio do hit. Afina guitarra, arruma-bagunca o cabelo e ele manda: "So, here we go" e comeca o riff que ja tem cara de eternidade, como o de "Smells like teen spirit". La pelas tantas, ele avisa: "Nos temos mais tres musicas pra tocar e o nome dessa eh "Fake Tales of San Francisco", com a certeza de que tem ouro nas maos. Uma certa, mas nao excessiva, arrogancia inglesa. Nesse final , ainda rolou "When the sun goes down" que pos fogo na plateia. O Arctic Monkeys tem seu valor - e eu, desde muito tempo falo isso - mas a banda esta entrando em campo com jogo ganho, e entrar em campo com jogo ganho, a gente viu ontem no que que da. Precisa bater mais um pouco de bola, treinar mais, mas o caminho eh esse mesmo. A conclusao final eh que as cancoes de Alex Turner estao a frente da propria idade dele e isso eh animador.

Wolfmother foi apontado pelo amigo Fabricio Nobre - que os viu semana passada em Amsterda - como a melhor banda de rock do mundo da atualidade. Fui la ver e devo discordar, apesar da banda australiana ser muito boa mesmo. As referencias comuns a Deep Purple sao faceis - o que nao significa que nao sejam verdadeiras - msa a banda tem frescor sim e o vocalista Andrew Stockdale transborda carisma sacudindo a cabelera e destruindo nos riffs. Nao necessariamente nessa ordem.

Depois, sim, a melhor banda de rock do mundo: The Strokes. A turne de "First Impressions of Earth" ja esta na metade final e o show ta mais redondo do que no Rio, ano passado. O repertorio nao mudou muito, soh variou a ordem. Mas isso ja tinha acontecido no Brasil. O visual mudou, saiu o mordomo de hotel e agora o preto-jeans Ramones toma conta geral. Julian, entao, esta pronto para entrar no lugar de Joey, se depender do figurino. Todos de preto e o guitarrista Albert Hammond Jr todo de branco. Sei que eles nao ligam pro visual, que sao rebeldes, bem sei... Nao importa. Fato eh que a banda levantou muita poeira no palco Orange e foi um dos shows mais animados que se viu por la. E no fim, assim que a banda saiu do palco, tocou DE NOVO, Could You Be Loved, de Bob Marley, assim como aconteceu nos dois shows do Rio. Eh, parece que nao foi soh coincidencia.

******************
Alias, por aqui nao faltam eh bandeiras e camisas da Jamaica e do Brasil. Depois do vexame de ontem, diminuiu um pouco, eh verdade. Mas ainda tem muitas. Alem dos dois modelos de camisa em homenagem (JURO QUE EH VERDADE) ao "DOUTOR SOCRATES" , escrito em portugues e com a cara dele, hoje eu vi uma do Leonidas da Silva. Faz todo o sentido, assim como essa selecao, todos foram craques, mas nao ganharam a Copa do Mundo. Esse ai do lado, eh o batera do Arctic Monkeys homenageando a terra de Robert Nesta.

******************
Alias (2), o filho do senhor Nesta foi responsavel pelo papelao do dia. Abandonou o festival na ultima hora porque sua namorada teve problemas para entrar na Dinamarca e foi parar na Suica. Eh. Pois eh.

******************
Pra botar esse post, acho que perdi o Placebo. Deixa eu correr que eh pra te contar do Franz Ferdinand, do Racounteurs, do Coldcut, do Kaiser Chiefs, do Animal Collective, do Roger Waters, do...





1 Opine:

At 14:51, Blogger Pedr said...

Quem naum esta preparado para o grande som do Arctic Monkeys esse PAULISTAS CARIOCAS ignorantes que naum sabem nada sobre rock e o shohw dos caras deveria ser feito em Porto Alegre q é a capital do rock!!!!!!naum na porcaria de Curitiba essas porcarias!!!!!!!a melhor banda da atualidade naum podia tocar para um bando de pagodeiro e micareteiro!!!!!! vão assistir show da Ivete sangalo e Claudia leite que o q o povo da ai conhece bem!!!!!!!

 

Postar um comentário

<< Home


Roskilde (Terceiro Dia) (2)
Show: Flu na Sala Sidney Miller
Roskilde 2006 (Terceiro Dia)
Roskilde 2006 (Segundo Dia) (2)
Internet: You Tube
Roskilde 2006 (Segundo Dia)
Roskilde 2006 (Primeiro Dia)
Roskilde
Tony Parsons e Greil Marcus
Show: Jorge Benjor, em Colônia

- Página Inicial

- SOBREMUSICA no Orkut



Envio de material


__________________________________

A reprodução não-comercial do conteúdo do SOBREMUSICA é permitida, desde que seja comunicada previamente.

. Site Meter ** Desde 12 de junho de 2005 **.