CHAPPA :: Newsletter Dezembro/2007
Essa foi a newsletter enviada pelo Chappa no início de janeiro, referente aos acontecimentos do último mês de 2007. Quem quiser se inscrever pra receber essa newsletter todo mês, basta deixar o e-mail aqui embaixo nos comentários. A de janeiro sai essa semana.
Pra quem acompanha mais de perto as notícias desta indústria, não chega a ser novidade as parcerias entre empresas fonográficas e outros grupos que vêm se associando ao universo da música. Em dezembro, a divulgação de que a Pepsi vai oferecer 1 bilhão de downloads nas embalagens de seus produtos repercutiu com muita força. A estimativa global de downloads era de 1,8 bilhão, daí vem a Pepsi e anuncia que, sozinha, vai oferecer 1 bi. O envolvimento cada vez maior de empresas como a Pepsi no fornecimento de músicas aos consumidores demonstra que a indústria fonográfica não está preocupada com o fato de o consumidor pagar ou não pelo produto. Cada vez mais se reitera a cultura de que ninguém mais paga diretamente por um fonograma, desde que alguém pague. Esse alguém, cada vez mais, são empresas que buscam um determinado posicionamento para suas marcas. Enquanto esta tendência se confirma mundialmente, o Brasil segue à margem pela dificuldade de acordos que unifiquem as editoras do país.
Outra notícia que pôs os modelos de negócio em discussão foi o acordo entre Universal e Nokia, segundo o qual, os compradores de aparelhos celulares da empresa finlandesa poderão baixar durante doze meses o catálogo da companhia inteiro. Ao fim deste tempo, eles poderão permanecer com as músicas, porém elas ficam restritas aos respectivos aparelhos. É a entrada da Nokia no mercado de gadgets, mirando na Apple e no iTunes. Certamente, a Nokia é uma das empresas que mais esforços vem fazendo para a conquista dos consumidores de música. As Nokia Music Stores já começam a se espalhar pelo planeta. Por aqui, como já citamos anteriormente nas newsletters do Chappa, a loja foi inaugurada em parceira com a Claro e o iMúsica, em outubro.
Os novos tempos que as transformações digitais vêm impondo vão além da renovação dos modelos de negócio. Em outra ponta da indústria musical, a Gibson, tradicional fabricante de guitarras, anunciou o seu novo modelo que promete revolucionar a forma de se tocar o instrumento. Na HD.6X-Pro, cada corda passa a ter sua saída própria e este sinal pode ser trabalhado independentemente dos das outras. Cada uma tem um captador próprio. Para isso tudo funcionar, o pulo do gato está no que eles chamam de Breakout Box (BoB), uma espécie de placa de som que já transmite os sinais separados para algum outro periférico onde se vá trabalhar. As possibilidades com este novo instrumento são tantas e tão amplas que passam a exigir uma técnica diferente dos músicos que resolverem se aventurar nele. Pode ser o início de uma segunda era na história da guitarra. É aguardar pra ver.
Bom 2008 a todos!
CHAPPA
Nova música, novas oportunidades
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2 Opine:
Inclua esse por favor: makelyka@yahoo.com.br
Abraços
Este aqui tb: rachel_benze@yahoo.com
Obrigada!
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