contato |@| sobremusica.com.br

Bernardo Mortimer
bernardo |@| sobremusica.com.br

Bruno Maia
bruno |@| sobremusica.com.br

31.10.05

Show: Paralamas 28/10/2005

A turnê do décimo-quinto disco dos Paralamas do Sucesso começou no Rio de Janeiro, na última sexta-feira. Ou foi a chuva, ou o público do grupo está envelhecendo. Muito ruim chegar num show da banda e encontrar a frente do palco tomada por cadeiras de pessoas que "não olham para a coluna da direita" do cardápio. O pessoal que comprou o ingresso de pista foi jogado para as laterais do palco. Tristão.

Mas tudo bem, o show mostrou que a banda está ligada em seus últimos trabalhos e calcou 80% do repertório em músicas do último disco, "Hoje" (2005), e dos seus anteriores "Longo Caminho" (2002), "Hey Na Na" (1998) e "Nove Luas" (1996). O show começou igualzinho ao disco novo, com "2A" ('de caatinga...'), "Pétalas" (ainda mais bonita no show) e a nova música de trabalho, "Na Pista". Depois, vieram as canções do "Hey Na Na", com "Ela disse adeus" e "O Trem da Juventude". Daí começam a misturar alguns hits de sempre com músicas não tão na boca da galera. "Meu erro" (com direito ao solo de guitarra original!), "Lanterna dos Afogados", "Caleidoscópio" (com um arranjo próximo ao do "Acústico MTV") e um resgate de "Perplexo", que há album tempo não estava no show.

Além de "Perplexo", há outras surpresas. "O muro", faixa do terceiro disco solo de Herbert, "O som do sim" (2000), aparece, mas sem a participação de Black Alien, que estava na platéia, mas não subiu para cantar. Em seguida, "Navegar Impreciso", que assim como "Perplexo" soa incomodamente atual. "Soledad Cidadão", do disco novo, vem com o trombonista Bidu répiando no lugar de Manu Chao. Mais a frente, a banda sai e ficam no palco apenas Herbert e João Fera, o tecladista, num momento intimista que é servido de "Porque não eu?", sucesso do Kid Abelha nos anos 80 e agora, de volta às paradas, pelo duo de Herbert com Leoni, e "Quase um segundo".

A mulambada $entada de frente para o show parece com vergonha de esboçar reações exaltadas. Em alguns momentos, são as vozes e as palmas que vem das laterais que ajudam o show a seguir, dado o desânimo dos senhores das mesas e o pequeno público. Só nas últimas cinco ou seis músicas, essa gente se levanta. Parece que, aí sim, começou um show dos Paralamas. "Busca Vida", com um novo arranjo, mais animado e rock'n roll surpreende, assim como a presença de "Capitães de Indústria" no repertório. Para terminar, "Uma brasileira" e "Alagados". A esta altura, William Bonner e senhora já se esbaldavam, assim como Marcelo Camelo e os outros senhores sentados nas mesas centrais. Impossível não comentar o inusitado que é ver sr. Bonner requebrando os bracinhos, exaltado, empolgadão!

O bis quase que imediato ao fim do show, veio com "Loirinha Bombril" e "Deus lhe pague". Nesta última, assim como em outros momentos do show, Herbert esqueceu-se da (díficil) letra. Rolou um certo constragimento geral, pois a galera não sabia cantá-la. Não deu nem pra disfarçar que era uma deixa para que o público conduzisse. A galera percebeu a saia-justa, mas incentivou o cantor a continuar. Uns nove versos depois do lapso, ele retomou e segurou até o fim. Em seguida, "2A" ("de Saara..."), de novo. Não ficou claro porque que a banda encerrou o show com a mesma música que abrira. Fiquei com a sensação de que alguém confundiu a introdução e todo optou por seguir. Mas já soube que no sábado, o show também foi encerrado assim. Enfim...

A maior ausência foi de "Ao acaso", ótima música do novo disco. O show ainda deve melhorar ao longo da turnê. A banda parecia um pouco fora de forma, mas foi uma apresentação muito bonita, uma celebração de uma amizade que une os sete músicos, já que são os mesmos que acompanham o grupo há muito tempo. O repertório escolhido está muito certinho, dialogando com o momento da banda e do país.


Como em todo show dOs Paralamas, eu saí feliz de lá.

Faltam fotos, é verdade. Esqueci
de levar a máquina. Foi mal.

******************************
Nosso colaborador ia gostar. Eles tocaram também "Cuide bem do seu amor" e "Seguindo estrelas". Dedicaram as duas a P. Vaz.


Leia mais sobre Os Paralamas do Sucesso:


Entrevista: Renato Martins, do Canastra (2)
Alô?!? Alôôô!!!!
Shows: Dona Ivone Lara e Dr John
Paralamas Novo (2)
ERRATA
Paralamas Novo
Show: The Strokes (3)
Show: The Strokes (2)
Show: the Strokes
Altenativa à rainha dos baixinhos pós-plocs

- Página Inicial

- SOBREMUSICA no Orkut



Envio de material


__________________________________

A reprodução não-comercial do conteúdo do SOBREMUSICA é permitida, desde que seja comunicada previamente.

. Site Meter ** Desde 12 de junho de 2005 **.