contato |@| sobremusica.com.br

Bernardo Mortimer
bernardo |@| sobremusica.com.br

Bruno Maia
bruno |@| sobremusica.com.br

12.2.06

Elocubrações: previsões para o ano

A Vez do Underground?

      A Folha de São Paulo tem uma matéria que se repete ano a ano na capa da Ilustrada. Com uma consulta a produtores de diferentes gravadoras, o jornal traça um painel das promessas para o ano que se inicia. Junto com a escalação do Humaitá Pra Peixe, dá pra dizer que ali estão as novidades que não serão surpresa – fora uma série de batatadas.
      No longínquo ano de 94, na edição do dia 26 de janeiro, o repórter Carlos Calado entrevistava grandes executivos de grandes gravadoras para começar o texto assim: “Baixadas as ondas do brega-sertanejo e da axé music, o samba e o forró prometem comandar o ritmo do mercado fonográfico em 94.” Warner (recém nova proprietária da Continental), Sony, EMI-Odeon, BMG, todas eram unânimes em apontar Benjor como o muso do verão; o axé como o novo sertanejo, ou seja, só sobreviveriam os mais fortes; e Pernambuco e Ceará os estados para se apostar. Também surgia o sambanejo paulista, onde a EMI, principalmente, jogava as fichas. Ou seja, há doze anos, a Folha aconselhava que se olhasse para Só Preto Sem Preconceito e Negritude Junior de um lado, e para Chico Science e Nação Zumbi, Keijo com Mel, Peru de Ouro e Piratas do Forró. Isso mesmo, assim, tudo junto. 2006, e a história é essa que vocês conhecem.
      Portanto, torna-se divertidíssimo ler a matéria deste ano, e se esforçar a adivinhar o que será de Céu, Turbo Trio, Instituto, Z’África Brasil, Moptop, Forfun, e mais todos os outros que o jornal paulista cita como os próximos.... Cansei de Ser Sexy. Pois é, ou sou eu que estou surdo e não ouço todo o barulho que rola lá fora, ou os caras de lá tão forçando a barra. E olha que eu até já falei de CSS por aqui.
      O que me chamou a atenção na lista, fora a onipresença da Céu em tudo que é lugar de “vai rolar em 2006”, foi que quando se elege o rap underground como a bola da vez, estejam lá uma banda do rodado B Negão (o Turbo Trio, ao lado dos produtores Basa e Tejo), um coletivo que já tem pelo menos dois – bons – discos e uma série de produções importantes no currículo, e o Z’Africa que também tá por aí há alguns anos. O que vai mudar, este ano, para que o rap underground deixe de ser underground? O Marcelo D2 vai ficar quieto? Nego vai se cansar de caô gangsta?
      Outra coisa também legal de se perceber na matéria é que as majors, realmente, já eram. Enquanto no longínquo 94, só a opinião de siglas gringas e empresas que agiam no segmento cinema-tv-fonográfico importavam, hoje se dá que quem dá opinião são produtores artísticos independentes, autônomos, que no máximo prestam serviço vez ou outra, para as grandes. É...

      Nem falei, mas é inevitável registrar que o Moptop taí, de novo, pra variar.

3 Opine:

At 08:38, Anonymous Anônimo said...

Se as grandes gravadoras não mudarem a mentalidade...blau-blau!

Acredito que as bandas estão cada vez mais descartáveis. Muitas bandas novas boas estã aparecendo, mas o público brasileiro não está acostumado a tanta oferta assim... só vão ficar aquelas que souberem trabalhar sozinhas. Independente dos incentivos de uma grande gravadora.

abraço!

 
At 11:02, Blogger André Monnerat said...

Já leu na Rockpress a resenhazinha do novo do Lasciva Lula?

"Desde já, Lasciva Lula figura entre as apostas Rock Press para grande destaque deste ano, se tudo der certo."

 
At 03:10, Anonymous Anônimo said...

Seu texto me fez refletir sobre
a revolução digital em curso, q vem gerando novos focos e formas de produção na música contemporânea - dando subsídios ao underground.
Uma bela rasteira na Indústria Cultural - que agora tenta correr atrás do próprio rabo, como uma cachorra louca, e nos babacas de plantão.Já era! Eles não tem visão! A hora é essa!
As fórmulas prontas estão acabando...é a vez do novo!
Quem viver verá!

Parabéns pelo Blog, virei leitora de vcs.

Abraços!

Mariana
quintomundo@gmail.com

PS: O show do Coquetel no Odisséia, na abertura do Slackers, foi muy bueno! Quando terá outro?

 

Postar um comentário

<< Home


Franz Ferdinand :: Single de "Do you want to"
A Dama Me Concede a Honra da Próxima Dança?
Moptop :: Os caras são enjoados...
Show: Móveis Coloniais de Acaju
É hoje o dia...
A importância dos singles
Entrevista Dé Palmeira
Los Hermanos 4, o show
A Importância de Ouvir
Entrevista Sérgio Filho, do Gram (Parte 2)

- Página Inicial

- SOBREMUSICA no Orkut



Envio de material


__________________________________

A reprodução não-comercial do conteúdo do SOBREMUSICA é permitida, desde que seja comunicada previamente.

. Site Meter ** Desde 12 de junho de 2005 **.