contato |@| sobremusica.com.br

Bernardo Mortimer
bernardo |@| sobremusica.com.br

Bruno Maia
bruno |@| sobremusica.com.br

20.3.08

Show :: Festival Evidente (18 de março de 2008)

Nesses tempos em que ser indie é algo quase tão demodé quanto usar ombreiras, Rodrigo Lariú, que não é bobo nem indie, lançou sua nova empreitada, o festival Evidente. Vá lá que terça-feira à noite não é o melhor horário pra carregar ninguém pra ver show de artistas novos, especialmente se a concorrência na tv é o penúltimo paredão do Big Brother. Mas cá entre nós, se o problema fosse isso, nós não teríamos o currículo recente que temos... Como um bom anfitrião, Lariú abriu os trabalhos dizendo que os demodés, digo, os indies, haviam chiado pela escalação de João Brasil, chamando o sr. Midsummer Madness de vendido, inclusive. Pobres indies...

fotos: Mate Lelo /
Bloco

Em clima de descontração e fazendo piada com esse "males" chamados "comunicação viral" e "hype" - que nestes tempos andam casados - alguns blogs e sites do Rio, inclusive este, vêm chamando atenção para o non-sense musical do João, desde o hit "Baranga". A piada vinha passando do ponto, é verdade, e já estava na hora de João transcender o espectro dos amigos e dos fãs do personagem que ele forjou em suas aparições na tv - sobretudo no programa de Marcos Mion - e mostrar nos palcos toda a vitalidade artística que tem. No último Humaitá Pra Peixe isso já tinha acontecido um pouco, mas no Evidente se concretizou como fato. João chutou o balde dos hits fáceis que já criou e reconstruiu quase todos ali, ao vivo, a bordo de seu laptop e seu teclado. Cantou com força e carisma, ocupou o palco e fora dele, e fez versões que beiravam o psicodelismo, como nos oito minutos de "Cobrinha fanfarrona" e "Pau Molão". "Baranga" foi tocada em outro arranjo, com a participação da banda Leme, que abriu a noite e deu um refresco à cabeça de quem já saturou de ouvir o hit-mór. Resultado excelente.

Mais solto, João Brasil deixou PCatran comandando as bases, ignorou os comentários da backin Letícia - que também se monstrava surpresa com as mudanças não combinadas que João ia promovendo ao seu bel prazer, e deu nova dinâmica (e vida) às suas próprias músicas. Chegou até a tirar algumas delas do setlist. O público sentiu falta de "Supercool", mas também rodaram "Don't go to Australia", "Quero fazer amor" e "Elisa" A entrada de duas músicas do Ménage a Trois ("Fuck music" e "Belly Button") funcionou bem. O único problema do show é ter sido quando foi. Em função do baixo público, houve aquela demora pra se começar o primeiro show, na expectativa de que a galera vai chegar e tal. Com isso, as longas viagens, apesar de muito bem conduzidas, por vezes se tornavam angustiantes para quem estava com hora pra sair. De qualquer forma, o resultado foi muito positivo e surpreendente. Mais do que um "hype-passageiro" (com o perdão da redundância), João começa a confirmar que ainda vai muito além.

Antes dele, a banda Leme revelou bases bastante interessantes, que davam cama para (o rapper(?), mc(?), cronner(?)...) De Leve deitar suas rimas. De Leve é muito talentoso e bem-humorado, embora seu estilo de dividir as rimas se repita em muitas músicas. Ele é foi um dos fundadores (junto com Marechal e DJ Castro) do coletivo Quinto Andar. O bom começo daquele projeto ainda faz com que eles ainda carreguem o "sobrenome" ex-quinto andar, quando são apresentados. Porém, a originalidade da Leme, com as guitarras de Flu e Luciano Frias e as programações (também de Frias), deve dar conta disso rapidamente.

Ademais, o festival começou bonito, esforçado, com toda a estrutura limitada, mas correta. A galera estava filmando tudo e deve pintar na tv ou na web em breve. O único senão foi o atraso pra começar os shows e a conclusão de que até os indies, sim, assistem Big Brother. Semana que vem a disputa de atenção vai ser ainda mais grave, com a final do programa acontecendo ao mesmo tempo que os shows no Odisséia.


********************
Feliz páscoa e bom feriado a todos!

2 Opine:

At 21:47, Blogger Beni Borja said...

Eu tava lá,meio mas prá cá do que prá lá... mas estava .

Concordo com tudo, mas só tenho um reparo, que serve para os dois, ambos talentos ultra-promissores.

Bateria eletrônica é foda!

Talvez seja uma deformação classista , mas eu não me lembro de um show realmente empolgante com bases programadas.

 
At 15:45, Anonymous Anônimo said...

De Leve é foda !

 

Postar um comentário

<< Home


Internet: iTunes x Nokia
Entrevista: Bacalhau, do Autoramas (3)
Festival Evidente
Poesia :: Manoel de Barros na TV
Fevereiro/2008 :: Nostalgia e expectativasEm fever...
Aleatório #37 (09/03/08)
A música dos videogames
Trailer de livros
A viagem é à vera...
Nicolas Fake

- Página Inicial

- SOBREMUSICA no Orkut



Envio de material


__________________________________

A reprodução não-comercial do conteúdo do SOBREMUSICA é permitida, desde que seja comunicada previamente.

. Site Meter ** Desde 12 de junho de 2005 **.